Revista Êxito na Educação

Virada Educação – Evento busca conectar escola e comunidade para potencializar aprendizagens

“E se a escola se aproximasse da comunidade local para aproveitar as conexões criativas que podem ser feitas?” Com esse questionamento começa o vídeo de apresentação da Virada Educação,eventoque será realizado neste sábado, 17 de maio, em diversos espaços da região da Praça Roosevelt, localizada no centro da cidade de São Paulo. A iniciativa, organizada pelo Movimento Entusiasmo, busca envolver, mobilizar e criar um campo propício para a construção coletiva de ensinos e aprendizagens.

Ao longo do dia, educadores, especialistas, professores e alunos participam das mais de 60 atividades que serão promovidas abertamente para toda a comunidade. A programação do evento foi criada de forma coletiva e inclui diálogos, trilhas, oficinas, exibições e intervenções pelas ruas, escolas e outros espaços públicos e privados ao redor da Praça Roosevelt. O movimento busca potencializar uma rede local capaz de se articular com mais proximidade e maior força de transformação e, com isso, criar uma cidade mais educadora, que promova a educação além do espaço físico e da carga horária da escola.

MIT divulgou quem são os 10 jovens brasileiros mais inovadores

Para entrar nessa lista, é necessário ter menos de 35 anos e ter projetos promissores na sua própria área de atuação

Desde 1999, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (mais conhecido pela siga MIT) publica uma lista com os 10 jovens, de diferentes países, mais inovadores em suas próprias profissões, algo que é chamado de MIT Technology Review. A novidade sobre isso é o fato de que este ano é o primeiro em que a instituição montou uma seleção brasileira.

A lista com os 10 jovens brasileiros mais inovadores foi divulgada hoje, terça-feira (29), sendo que eles competiram com outros 240 candidatos. Além disso, todos os selecionados vão apresentar os seus trabalhos na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, no próximo dia 13, para que tenham reconhecimento e visibilidade mundial como os ganhadores da competição.

Gente (bem) famosa já fez parte disso

Entre os premiados ilustres desta espécie de evento, podemos citar Mark Zuckerberg (do Facebook) e Sergey Brin (da Google). Para participar dessa competição e talvez fazer parte dos 10 ganhadores, é necessário ter projetos promissores em sua própria área de atuação e que resolvam algum problema da sociedade. Há também o limite de idade, que é de 35 anos.

2º Encontro – Educação, Comunicação e Informação: Estratégias e Tecnologias em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Agência FAPESP – A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), em busca de estratégias pedagógicas para a organização do curso de especialização em Saúde Pública a distância, promove no dia 24 de abril a segunda edição do encontro Educação, Comunicação e Informação: Estratégias e Tecnologias em Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Aberto a todos os interessados na área, o evento terá a participação de Gil da Costa Marques, do Instituto de Física da USP; de Mary Caroline Skelton Macedo, da Faculdade de Odontologia da USP; e de Adolfo Tanzi Neto, ligado ao grupo de pesquisa Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Cassia Maria Buchala, do Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, mediará a mesa de palestras e perguntas. Haverá transmissão on-line pelo site http://iptv.usp.br/portal/home.action; os participantes presenciais receberão certificados no final do evento.

O encontro ocorrerá no Auditório João Yunes da FSP/USP, que fica na Avenida Dr. Arnaldo, 715, em São Paulo.

Mais informações: http://www.fsp.usp.br/site/eventos/mostrar/4030.

Boletim Fapesp (22/04/2014)