Revista Êxito na Educação

Casa ecológica apoia conscientização ambiental de alunos em escola carioca

foto da casa ecológica feita com garrafas petO projeto foi concebido e executado pela Bem Verde Horta & Jardim para o Colégio Miraflores.

No Rio de Janeiro, educação ambiental se aprende na prática. A Bem Verde - empresa carioca de paisagismo – inaugurou a Casa Ecológica no Colégio Miraflores. O projeto tem como objetivo pedagógico despertar a consciência ecológica em alunos de diferentes faixas etárias.

A casa de aproximadamente 5 m², inteiramente estruturada em bambu, funciona como viveiro de mudas da escola. O telhado foi confeccionado com 600 garrafas PETS, coletadas pelos estudantes. Nela, os alunos podem acompanhar o processo de germinação e crescimento de variadas árvores nativas brasileiras. Quando as mudas estiverem em tamanho de replante, as crianças participarão de um evento, no qual as espécies serão transplantadas para áreas degradadas.

 

Professores e alunos juntos

Toda a concepção e construção da Casa Ecológica contou com a ajuda dos funcionários e alunos. O projeto foi apresentado pelos professores nas salas de aula e, a partir daí, se iniciou uma campanha para coleta de garrafas PET.

crianças sentadas em roda aprendendo a plantar mudasDepois da construção do viveiro, o plantio das sementes foi feito com a participação dos alunos. Os professores se apropriaram da atividade para trabalhar, em sala de aula, conteúdos relacionados à educação ambiental e cuidados com o meio ambiente.

A Casa Ecológica permite que alunos visitem, cuidem e observem o desenvolvimento das mudas.

Equipe:

Mônica Leão, carioca, é paisagista formada pelo SENAC RJ, cursou Biologia na Universidade Gama Filho, estudou técnicas de cerâmica na Flórida, EUA, e também é consultora em Feng Shui, formada pelo Instituto Brasileiro de Feng Shui. Atualmente elabora e executa projetos de paisagismo na Bem Verde.

Vivian Perazzio, paulistana, paisagista, florista e design de interiores formada pelo CEFET/ FORTALEZA/CE, com cursos de paisagismo na EPP - Escola Paulista de Paisagismo, participante de cursos de imersão com o paisagista Raul Cânovas, cursou pedagogia na UNIP - Universidade Paulista / São Paulo. Trabalha com o software "PHOTHOLANSDCAPE" da AUE soluções, desde 2009.