Revista Êxito na Educação

Ano I - Número 1

Capa da 1a Edição da Revista Êxito na Educação (Mar/Abr-2013)A Revista Êxito na Educação vem juntar-se aos que militam pela causa da educação pública, gratuita e de qualidade, acessível a todos os brasileiros independente de sua etnia ou condição social. A Revista (além da versão impressa) oferece esta versão online e interativa - exitonaeducacao.com.br - que apresentará textos e imagens complementares ao material impresso.

Ganharemos corpo e alcance com o tempo e a inestimável ajuda de nossos anunciantes parceiros, a quem aproveitamos para agradecer a confiança depositada no projeto. Embora com distribuição ainda restrita ao centro e a zona sul da cidade do Rio de Janeiro, estará disponível para download na íntegra aqui.

Em nossa edição de lançamento vamos destacar a resistência e as lutas dos povos indígenas e de como estes vêm se apropriando de novas armas para reafirmar suas culturas, suas línguas e assegurar sua sobrevivência num mundo globalizado. Vamos ver que, além da invenção das redes de balançar e dormir, os povos tradicionais de várias regiões do país estão se reinventando a partir das redes sociais e das novas tecnologias de informação e comunicação.


Segundo a UNESCO, uma língua tradicional desaparece a cada duas semanas, o que torna ainda mais urgente que nossos índios se valham de todos os meios possíveis para preservar seus idiomas nativos - cerca de 180, falados no Brasil, além do português.

E por falar em português, abordamos também o debate que se vem travando entre brasileiros e portugueses ante um (des)acordo ortográfico que ainda vai dar o que falar. Para esta primeira edição, entrevistamos o renomado linguista Marcos Bagno que discorre com lucidez sobre os aspectos políticos deste acordo, que uma significativa parcela de nossos irmãos portugueses recusa-se a cumprir.

Um artigo do ambientalista Vilmar Berna, nos lembra que a Escola deve dar o exemplo, ser ela própria sustentável, quando pretende ensinar aos alunos conceitos e práticas ecologicamente corretas. Também temos dicas aos pais, nesta volta às aulas, de consumo sustentável e outros assuntos de interesse.

Por fim, uma seleção de notícias e seus links (URLs encurtadas). Você entrará diversos Qr-Codes para acessar com seu telefone ou dispositivo móvel. Sejam todos muitíssimo bem vindos!            

Ricardo Paes, editor

Comments   

 
0 #3 Super User 2013-06-28 23:25
Olá Wolfgang,
Para obter cópias impressas, envie mensagem com seu endereço para que teremos o prazer de atender ao seu pedido.

Atenciosamente,

Ricardo Paes, editor
Quote
 
 
0 #2 Wolfgang Thiel 2013-05-02 06:49
i copia
Quote
 
 
+1 #1 Wolfgang Thiel 2013-05-02 06:48
como conseguir a revista
Quote
 

Add comment

Seus comentários são muito bem vindos, contudo nos reservamos o direito de filtrar aqueles que contenham ataques pessoais, que fujam ao escopo do assunto, veiculem publicidade não autorizada ou violem qualquer legislação, local ou internacional, ou mesmo as regras básicas de Netiqueta.


Security code
Refresh