Revista Êxito na Educação

Improviso: um bem imaterial brasileiro

Improvisar esta na alma do brasileiro. Muito ligado ao jeitinho brasileiro, a improvisação é a maneira que o brasileiro encontrou de suprir a falta de recurso. Assim surgiram coisas maravilhosas e outras nem tanto, na culinária, na moda, na politica, no teatro, no dia a dia, etc. Essa capacidade do brasileiro de se adequar de transformar uma impossibilidade numa ponte é o material de trabalho desses improvisadores. Entre eles temos Otorrinos, advogados, sociólogos, vendedores e até atores. Todos preparados para mostrar esse “bem” brasileiro no X CAMPEONATO CARIOCA DE IMPROVISAÇÃO

 

Serviço:

X CAMPEONATO CARIOCA DE IMPROVISAÇÃO – Coordenação: Cia. de Teatro Contemporâneo Curadoria: Dinho Valladares. Com os grupos Cachorrada, Armacena, Imprudentes, Improssauros, Improvento, Impronautas, Baby Pedra e o Alicate, Os Tiranossauros Não Sabem Enterrar, Cai e Pira, Cia. LIATT, Inconsequentes Impro Clube, Bendita Fruta, Os Quitutes da Mama, Tuiutinha, Ilimitada e Ornitoimpros. Todos os grupos se apresentam disputando a melhor cena sugerida pela platéia. (60 min) Sede da Cia. de Teatro Contemporâneo – Teatro I Rua Conde de Irajá 253 – Botafogo – Tel.: (21) 25375204 Sáb. as 21hs; dom 20hs. R$ 40, 16 anos. De 09 agosto a 14 de setembro.

Apresentação do projeto:
O Campeonato Carioca de Improvisação idealizado pela Cia de Teatro Contemporâneo é realizado anualmente há DEZ anos sempre no segundo semestre do ano. Já participaram do Campeonato jogadores como Marcio Ballas do Grupo Jogando no Quintal/SP que apresentou o programa TUDO É IMPROVISO na TV Bandeirantes, assim como a atriz e improvisadora Talita Werneck que esteve no elenco da novela AMOR A VIDA. Este ano teremos a participação de 17 (dezessete) equipes do Rio de Janeiro: Cachorrada, Armacena, Imprudentes, Improssauros, Improvento, Impronautas, Baby Pedra e o Alicate, Os Tiranossauros Não Sabem Enterrar, Cai e Pira, Cia. LIATT, Inconsequentes Impro Clube, Bendita Fruta, Os Quitutes da Mama, Tuiutinha, Ilimitada e Ornitoimpros. Nesses dez anos o Campeonato tem “lapidado” muito dos atores comediantes que estão hoje no cenário artístico carioca.

O Campeonato é um espetáculo de teatro esportivo ligado a comédia, usando como princípio a improvisação, onde times compostos por 4 a 5 jogadores/improvisadores disputam as melhores cenas criadas na hora com títulos e informações sorteadas da platéia. Com uma estrutura de jogo, com times, regras, árbitros e placar, onde os improvisadores fazem as melhores histórias, as cenas inesquecíveis e impossível de se repetir! E claro os pontos que são decisivos para a classificação do times para a final. Os primeiros classificados no Campeonato Carioca de Improvisação, garantem vaga para o Campeonato Brasileiro de Improvisação(que esse ano acontecerá em BELO HORIZONTE/MG) quando teremos times de diversos estados brasileiros.

O Campeonato é adulto e ao time inscrito é entregue todo o regulamento do Campeonato, com as regras, jogos e toda informação necessária para que o time possa competir.

Existem várias técnicas e estilos de improvisação, com regras específicas e treinamento regular como o teatro esporte (criando nos anos 60 por Keith Johnstone no Canadá) e o Match de improvisação (criado em finais de 70 por Robert Gravel e Yvon Leduc na Espanha). Muitos grupos e companhias de teatro se formaram para se dedicar exclusivamente à improvisação, seja como fonte de aprendizado, como exercício, ou mesmo como espetáculo teatral, em que o público tem a participação ativa e direta no que acontece no palco.

Revelando-se uma tendência mundial dentro da cena teatral, o Improviso é uma linguagem cada vez mais organizada em ligas e federações profissionais e amadoras de improvisação. O projeto idealizado e produzido pela Cia de Teatro Contemporâneo começou experimentando regras de teatro esporte, até chegar na sua terceira edição e ter o Campeonato completamente sob as regras do Match, porem a partir da quarta edição o projeto começou a desenvolver uma linguagem própria chegando a um modelo mais aperfeiçoado nesta décima edição.

A Cia de Teatro Contemporâneo que já trabalha dez anos com a técnica de improvisação, começou a desenvolver relações com outras companhias e grupos de vários países ligados a tal, como a Liga profissional de improvisación Argentina, com a qual temos uma forte amizade e troca de influências.

Primeiramente com o objetivo desenvolver esse intercâmbio cultural entre companhias e grupos de teatro. Tem como outros objetivos, mostrar ao grande público que ele (o público) é fundamental, necessário e cheio de potencial para o teatro. Além de provocar as idéias, propor o “desconhecido” na arte, o risco, além de uma interação com o público.

Ficha Técnica:
Coordenação Geral: Cia. de Teatro Contemporâneo
Curadoria: Dinho Valladares
Produtora: Aline Bourseau
Grupos participantes:
Cachorrada, Armacena, Imprudentes, Improssauros, Improvento, Impronautas, Baby Pedra e o Alicate, Os Tiranossauros Não Sabem Enterrar, Cai e Pira, Cia. LIATT, Inconsequentes Impro Clube, Bendita Fruta, Os Quitutes da Mama, Tuiutinha, Ilimitada e Ornitoimpros.
Local: Sede da Cia de Teatro Contemporâneo – TEATRO I 
Rua Conde de Irajá, número 253, Botafogo – próximo à Cobal do humaitá 
Tels: 2537-5204 – 31725201
Classificação etária: 16 anos
Duração: 70 minutos; 
www.ciadeteatrocontemporaneo.com.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ingresso: R$ 40,00 (estudante paga meia entrada) 
Compra pela Internet no site: www.ingresso.com.br
Capacidade: 100 lugares / Ar Condicionado / Lanchonete.
Pagamento em dinheiro ou cheque 
Estacionamento pago próximo ao teatro na esquina da R. Voluntários da Pátria esquina com a R. Conde de Irajá ou na Cobal (um quarteirão de distância)
Site: www.ciadeteatrocontemporaneo.com.br

Publicado originalmente (7/8/2014) na Sopa Cultural