Revista Êxito na Educação

Consumo consciente de água é tema de game educativo

Um game para ensinar sobre a importância da água foi lançado em agosto pelo grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq), com participação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Confraria de autores abre inscrições para novos talentos

A Confraria de Autores, da editora Mar de Letras, com o objetivo de apresentar novos autores, abre inscrições para a seletiva de textos da coletânea “Novos talentos da literatura brasileira - Poesia, contos e crônicas”.

Romário quer aulas de Direito Constitucional nas escolas

Aulas de Direito Constitucional, noções do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e reforço dos valores morais e cívicos da sociedade. Esses assuntos devem ser obrigatoriamente tratados em sala de aula, de acordo com projeto de lei apresentado pelo deputado federal Romário (PSB-RJ).

A proposta de Romário é alterar a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e reformar o currículo escolar dos ensinos fundamental e médio para incluir a disciplina "Constitucional".

Carta à minha filha: Não deixe que a escola te ensine

por Renato Carvalho


Clarice querida,

O mundo está mudando rápido. Bem mais rápido que as nossas escolas. Há tantas delas que ainda não perceberam que este mundo internético em que hoje vivemos é radicalmente diferente do mundo desconectado de algumas poucas décadas atrás e que nossa Educação agora pode e precisa ser muito melhor.

Quando sinto que já sei

Sob a direção de Antonio Sagrado Lovato, Raul Perez e Anderson Lima, a obra – que acaba de estrear no You Tube, reúne depoimentos de pais, estudantes, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no modelo convencional de escola – de carteiras enfileiradas, aulas de 50 minutos e avaliações quantitativas.

Sete projetos educacionais em sete cidades do Brasil são retratados no documentário: Âncora (Cotia – SP), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Curvelo – MG), Projeto Gente (Rio de Janeiro – RJ), Educação Científica da AASDAP (Natal – RN), Escola Livre Inkiri (Piracanga – BA), EMEF Presidente Campos Salles (São Paulo – SP) e Araribá (Ubatuba – SP). Outros três projetos foram visitados e completam o escopo da pesquisa.

3º Encontro Internacional de Educação Aplicada à Conservação e Sustentabilidade

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo promove, entre 26 e 28 de setembro, o 3º Encontro Internacional de Educação Aplicada à Conservação e Sustentabilidade.