Revista Êxito na Educação

Design Thinking leva inovação para as salas de aula - Inovação para além da tecnologia

Inovação para além da tecnologia


Esse caminho começou a ser trilhado em 2011, quando um grupo de professores participou de uma iniciativa da Microsoft voltada para a criatividade na educação. “No ano seguinte, pedimos uma proposta de um projeto inovador. Percebemos, neste momento, que havia uma dificuldade em desvincular inovação de tecnologia. Entendemos que a tecnologia só vai potencializar as práticas e as atividades, as quais – elas sim – precisam ser inovadoras. Temos que repensar a dinâmica da sala de aula”, afirma Savina Allodi, Coordenadora Institucional de Formação Docente em Tecnologia Educacional do Colégio Porto Seguro, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O colégio ainda não tem a solução. Os professores vêm se preparando em oficinas oferecidas pelo Educa Digital. O projeto coloca lado a lado professores de séries diferentes, que trabalham juntos, independente da disciplina. Todos os processos e materiais que forem elaborados na escola serão compartilhados com a comunidade, de forma aberta, no digital. O Porto Seguro, de 136 anos, tem cerca de 700 professores e 10 mil alunos.

O grande desafio é levar a realidade do hipertexto para dentro de sala. “Os alunos não conseguem mais ficar focados por muito tempo em textos longos. Eles querem autonomia, a oportunidade de participar de forma criativa, dar opinião, ser autor. O professor não sabe a forma de proporcionar isso. É preciso repensar a prática e, para isso, é fundamental contar com um repertório para escolher a melhor ferramenta. Estamos instrumentalizando nossa equipe para que ela possa encarar esse desafio”, conclui Savina.

Assista ao vídeo explicativo do Instituto Educadigital sobre as aplicações do Design Thinking na Educação.

Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 18/09/2014
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Publicado originalmente no Mundo do Marketing